Benefícios da Psicoterapia para Ansiedade disfuncional
- Rafaela Costa

- 25 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.

A ansiedade é um estado de humor comum diante de situações de estresse, mudanças ou desafios. Porém, quando se torna intensa e persistente, ela pode impactar profundamente diversas áreas da vida, tornando-se disfuncional.
Pensamentos acelerados, como:“não fiz”, “preciso fazer”, “tenho que ser”, “não consigo respirar”, “coração acelerado.” É como se você se desconectasse do agora, vivendo entre o passado (o que não fez) e o futuro (o que ainda precisa fazer), sem conseguir habitar o presente.
Então, volte para o agora:
Reconheça o que já fez.
Trace prioridades, o que é realmente prioridade, precisa ser realizado agora ou pode esperar. O que depende só de você para realizar e o que delegar.
Defina metas claras e possíveis.
Prática, use de checklist, anotar o que você já concluiu traz a sensação de movimento — real e possível — ajudando a regular as emoções que alimentam a ansiedade.
A ansiedade intensifica o medo de perder o controle, a autocrítica e a busca por alívio imediato — e tudo isso torna ainda mais difícil romper com padrões ansiosos. Saiba que é possível ressignificar padrões de ansiedade, aprender a regular suas emoções e transformar a forma como você se relaciona consigo mesmo. Tudo começa, a partir da consciência do seu padrão funcionamento - padrões repetidos diante das relações, jeito de agir e sentir. É preciso o indentifcar para então criar novos padrões funcionais, estabelecendo o seu bem-estar.
Reconhece alguns desses sintomas?. Procure ajuda psicológica. Você não precisa passar por isso sozinho(a).

