top of page

Você sabe lidar com as suas emoções? O poder da inteligência emocional

  • Foto do escritor: Rafaela Costa
    Rafaela Costa
  • 25 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de mar.


Inteligência emocional

Lidar com as emoções nem sempre é fácil. Muitas vezes, crescemos em ambientes que não nos ensinaram a nomear o que sentimos, muito menos a expressar essas emoções de forma saudável. Desde cedo, ouvimos frases como “engole o choro”, “não fique bravo” ou “você não tem motivo para estar triste”, que reforçam a ideia de que algumas emoções devem ser reprimidas. Mas ignorar o que sentimos não faz com que essas emoções desapareçam pelo contrário, elas se acumulam e podem gerar impactos na saúde mental e física.


A inteligência emocional é a habilidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções, além de interpretar e responder adequadamente aos sentimentos dos outros. Quem desenvolve essa capacidade consegue lidar melhor com desafios, evitar reações impulsivas e construir relações mais saudáveis. Nossas emoções influenciam diretamente nosso corpo. Por outro lado, quando aprendemos a regular nossas emoções, reduzimos a sobrecarga emocional e promovemos mais equilíbrio mental e físico.


A regulação emocional não significa evitar ou reprimir sentimentos, mas sim aprender a identificá-los e lidar com eles de forma saudável. Isso envolve perceber e nomear as emoções sem julgamento, acolhê-las em vez de ignorá-las e compreender o que elas querem comunicar. Expressar sentimentos de forma saudável, seja por meio da fala, da escrita ou de atividades criativas, também é essencial.

 

Desenvolver a inteligência emocional é um processo contínuo, mas pode transformar a forma como lidamos com nós mesmos e com os outros. Aprender a regular as emoções permite viver de forma mais leve, consciente e equilibrada.





bottom of page