Precisamos falar de vida: Benefícios da psicoterapia diante de um diagnóstico de câncer
- Rafaela Costa

- 25 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2025

Diante do diagnóstico de um câncer, todas as certezas parecem desaparecer, tornando inevitável questionar nossa força e resiliência. Ao mesmo tempo, a vida continua, e o desafio inerente à doença: lidar com o impacto emocional e ressignificar esse processo, associando-o à valorização da vida.
A psicoterapia, embasada na abordagem sistêmica, é um instrumento valioso na construção do suporte emocional que o indivíduo demanda para atravessar esse momento. Ela auxilia no reconhecimento e validação dos sentimentos, quebra de padrões, desenvolvimento de novas habilidades e na compreensão dos diferentes papéis que assumimos — incluindo, agora, o de paciente. Além disso, permite identificar pensamentos automáticos negativos e reações disfuncionais, promovendo uma adaptação mais saudável a nova realidade.
A dor, o medo e a incerteza são legítimos, mas a forma como lidamos com essa realidade pode transformar toda a jornada, durante e após o tratamento. É possível viver o processo sem o anular ou direcionar apenas para o sofrimento inerente ao processo, ressignifique sua experiência fortalencendo sua saúde mental e emocional.
Enfrentar momentos difícies não precisa ser solitário.

